O objetivo do PEL é promover a formação qualificada de recursos humanos para a pesquisa, o ensino e outras atividades profissionais, a partir de uma forte interação entre conhecimentos teóricos e conhecimentos aplicados.
O PEL está estruturado em quatro linhas de pesquisa:
Área de Pesquisa em Sistemas Inteligentes e Automação:
- Controle e Automação: realiza desenvolvimento e pesquisa em automação, controle, eletrônica de potência e suas aplicações. Destacam-se o controle e conversores eletrônicos para fontes de energias renováveis, controle e acionamento eletrônico de motores elétricos, algoritmos de controle em tempo real, condicionadores ativos de energia, topologias de conversores eletrônicos conectados em redes elétricas de média tensão, inversores multiníveis, conversores eletrônicos com alto fator de potência, controle não-linear, controle adaptativo, controle a estrutura variável, controle extremal, sistemas com atrasos, sistemas com parâmetros distribuídos, controle de formação de sistemas multiagentes, controle de robôs, servovisão robótica, robôs móveis, controle de sistemas navais, embarcações de superfície não tripuladas, veículos submarinos e veículos aéreos não tripulados.
Representante: Prof. José Paulo Vilela Soares da Cunha (jpaulo@uerj.br)
- Sistemas Inteligentes: desenvolvem-se e utilizam-se técnicas de inteligência computacional em diversas áreas do conhecimento e de aplicação de sistemas de apoio à decisão. Destacam-se o estudo e o desenvolvimento de aplicações e técnicas como redes neurais, sistemas nebulosos (fuzzy), algoritmos genéticos e afins. Destacam-se também o desenvolvimento de estratégias e algoritmos inteligentes para enxames de robôs, a pesquisa sobre técnicas para a síntese automática de circuitos, a síntese de circuitos por meio de métodos evolucionários e de instrumentação inteligente.
Representante: Prof. José Franco Machado do Amaral (franco@eng.uerj.br)
Área de Pesquisa em Redes de Telecomunicações:
- Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos: trata o desenvolvimento e a concepção de novas propostas e suas respectivas modelagens e avaliações em redes de computadores e sistemas de software concorrentes e distribuídos. Os professores que compõem esta linha de pesquisa atuam em diversas áreas distintas, a saber: redes sem-fio, redes P2P, redes de sensores sem-fio, virtualização de redes, computação em nuvem, redes de centros de dados, funções de rede virtualizadas, redes definidas por software, confiabilidade em redes, análise de desempenho, controle de acesso ao meio, qualidade de serviço, sistemas cientes de contexto, computação ubíqua e pervasiva, técnicas de acesso e monitoramento de dispositivos, Internet das coisas, gerência de clusters, aplicações móveis e sistemas de telessaúde.
Representante: Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein (rubi@uerj.br)
- Sinais e Sistemas de Comunicações: realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento em sistemas de comunicações, considerando a modelagem de sistemas, sinais, componentes, antenas, e técnicas de processamento subjacentes, para redes e sistemas de comunicações cabeadas, sem fio e ópticas. Os professores que compõem esta linha de pesquisa atuam em diversas áreas distintas, a saber: processamento de áudio e voz, rádio definido por software, processamento de sinais através de representações esparsas, televisão digital, posicionamento a partir de rádio-frequência (RF), processamento de imagens, análise e compressão de sinais de oscilografia de distúrbios elétricos, sensoriamento a fibra óptica, estudos de propriedades e efeitos não-lineares em fibras ópticas, análise de guias de ondas dielétricos e elementos finitos aplicados ao eletromagnetismo.
Representante: Prof. Lisandro Lovisolo (lisandro@uerj.br)