Laboratórios do PEL

Laboratório de Controle e Automação – LCA

Neste laboratório realiza-se pesquisa em controle, automação, instrumentação, mecatrônica, robótica móvel e suas aplicações. Esta é uma área multidisciplinar já que envolve diversos tópicos, tais como circuitos elétricos, sistemas de controle, modelagem de sistemas dinâmicos, simulação, eletrônica e processamento de sinais. Este laboratório conta com microcomputadores, sistemas de aquisição de dados com conversores A/D e D/A para realizar experimentos de controle, sensores, atuadores e componentes diversos. Destacam-se o robô manipulador industrial UR10e e o sistema de medição de posição de alta precisão (melhor que milímetro) e taxa de amostragem (1kHz) Vicon, especialmente adequado a experimentos com quadricópteros, embarcações e robôs móveis.

Laboratório de Eletrônica de Potência e Automação – LEPAT

Este laboratório é destinado à pesquisa e ao desenvolvimento na linha de Controle e Automação. Enfatiza-se o controle de máquinas elétricas, sistemas eletromecânicos, sistemas de potência e outros sistemas baseados em eletrônica de potência. Esta é uma área multidisciplinar já que envolve diversos tópicos, tais como circuitos elétricos, sistemas de controle, modelagem de sistemas dinâmicos, simulação, dispositivos semicondutores, máquinas elétricas, eletrônica, sistemas de potência, eletromagnetismo e processamento de sinais. Este laboratório conta com microcomputadores, osciloscópios digitais; kits de desenvolvimento com processador digital de sinais (DSP); multímetros digitais com medição RMS verdadeira; geradores de funções, sensores, atuadores, painéis fotovoltáicos e componentes diversos.

Laboratório de Aplicações de Condicionadores Eletrônicos de Energia – LAC2E

Neste laboratório, realizam-se pesquisas envolvendo as aplicações dos conversores de eletrônica de potência utilizados no condicionamento de energia em redes elétricas, seja em baixa, média e alta tensão, incluindo o acionamento de máquinas elétricas. Com relação às ações nas redes de baixa tensão, as pesquisas consistem no controle da energia produzida pelas fontes de energia renováveis, operações dos conversores em microrredes e ações em tempo real na melhoria dos principais parâmetros relacionados com a qualidade de energia elétrica, como correção do fator de potência, regulação da tensão CA, filtragem ativa de correntes e/ou tensões harmônicas. Com relação às redes de média e alta tensão, as pesquisas consistem no controle da energia transmitida pelos sistemas HVDC (High-Voltage Direct-Current), na aplicação dos dispositivos FACTs (Flexible AC Transmission Systems) na estabilização do sistema elétrico onde o dispositivo se encontra. Em paralelo a estas ações, realizam-se pesquisas sobre as plataformas de prototipagem rápida, similar à observada na plataforma HIL (Hardware-In-the-Loop). Ademais, estão disponíveis computadores, osciloscópios, circuitos FPGAs (Field-Programmable Gate Arrays) e Microcontroladores do tipo DSP (Digital Signal Processor).

Laboratório de Redes de Computadores – LRC

O LRC provê a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de alunos e docentes ligados à linha de pesquisa Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Os projetos desenvolvidos são ligados a redes de computadores, sistemas distribuídos, middleware e aplicações ubíquas. Atualmente este laboratório conta com roteadores, comutadores, servidores, computadores, placas de rede, entre outros itens.

Laboratório de Modelagem e Simulação Interativa – LMSI

Este laboratório é dividido em dois ambientes destinados à realização dos trabalhos dos alunos e a aulas baseadas em simulação e outros recursos computacionais.

Laboratório de Síntese Automática de Circuitos – LSAC

Este laboratório dá apoio ao desenvolvimento de pesquisa que visa projeto, modelagem, implementação e teste de circuitos e sistemas integrados, assim como ferramentas computacionais de apoio a estas atividades. Neste contexto, têm-se projetos de sistemas embutidos, incluindo Sistemas em Chip (SoCs), Redes Intrachip (NoCs), blocos de propriedade intelectual (IPs). A metodologia de projeto empregada inclui simulação, para validação funcional de hardware, co-simulação, para validação funcional de projetos integrados de harware/software (codesign) e prototipagem, através de síntese em dispositivos reconfiguráveis tipo FPGA. As ferramentas utilizadas para simulação e síntese são adquiridas junto à Xilinx Inc. Além disso, o LSAC vem desenvolvendo projetos de pesquisa em Inteligência Computacional, empregando técnicas baseadas em Algoritmos Genéticos, Redes Neurais Artificiais, Inteligência Coletiva, Robótica de Enxame e Aprendizagem de Máquina. Atualmente, o LSAC é utilizado pelos alunos do curso de mestrado em Engenharia Eletrônica e de graduação, dispondo de computadores, placas de prototipagem, kits de desenvolvimento, impressoras laser e multifuncionais.

Laboratório de Sistemas Evolucionários – LSE

Este laboratório visa o desenvolvimento de aplicações de computação evolutiva para solução de problemas de engenharia, com foco nas áreas de: instrumentação, evolução/adaptação de circuitos e sistemas eletrônicos, detecção e diagnóstico de falhas e redes sem fio para automação industrial. Atualmente, o LSE é utilizado para o desenvolvimento de pesquisas dos Professores e dos alunos de graduação e de pós-graduação da UERJ.

Laboratório de Processamento de Sinais, Aplicações Inteligentes e Comunicações – PROSAICO

Este Laboratório é dedicado a pesquisa fundamental e aplicada nas áreas de processamento de sinais e imagens, comunicações e aplicações usando sistemas inteligentes. Neste laboratório são realizadas pesquisas em: i) aquisição, processamento, compressão e análise de sinais de aúdio, biomédicos, de sistemas de energia, imagens e vídeo, ii) sistemas de comunicações, iii) análise de falhas em sistemas de energia, iv) aplicações de redes de sensores, v) sistemas de localizações e posicionamento de terminais, vi) desenvolvimento de sistemas de comunicação e de sensoriamento utilizando fibras ópticas microestruturadas e estudos de efeitos não-lineares em fibras ópticas, vii) modelagens de sistemas a fibra óptica utilizando o método dos elementos finitos e viii) análise de desempenho, projeto e otimização de sistemas de antenas.

Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica – LAPEL

Este laboratório oferece recursos computacionais aos alunos e serve como sala de estudos.

Laboratório de Redes Industriais e Sistemas de Automação – LARISA

Este laboratório visa ao desenvolvimento de instrumentação inteligente, isto é, o emprego de inteligência computacional (redes neurais artificiais, algoritmos genéticos, programação genética e aprendizado de máquinas) em aplicações de instrumentação, sensores, atuadores e redes sem fio para automação. Além disso, o LARISA viabiliza a formação de massa crítica visando à qualificação de recursos humanos para especificação, implantação e configuração de sistemas de instrumentação, redes industriais sem fio e de sistemas de automação. Atualmente, o LARISA é utilizado para o desenvolvimento de pesquisas dos professores e dos alunos de graduação e de pós-graduação da UERJ. Possui cadastro junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). Credenciamento ANP no: 670/2015.

en iyi bahis siteleri kaçak bahis siteleri canlı bahis siteleri lisanslı bahis siteleri casino siteleri https://freebonusverensiteler.page/ blackjack siteleri deneme bonusu veren siteler