Corpo Docente

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Alexandre Sztajnberg (D.Sc., 2002, COPPE/UFRJ, Brasil)

Graduação em Engenharia Elétrica ênfase em Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1990), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1995) e Doutorado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE (2002). É consultor ad hoc de entidades como CNPq, FAPERJ, Finep e FAPEMIG. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e ligado aos programas de Mestrado em Eletrônica (PEL/FEN/UERJ), Ciências Computacionais (CComp/IME/UERJ), e mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde (MPTT/FCM/UERJ), tendo orientado mais de 30 alunos de graduação e pós-graduação. É coordenador de projeto com fomento FAPERJ. É também analista de redes da UERJ, onde realiza atividades de integração e suporte para a rede institucional da Universidade. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, sistemas cientes de contexto, computação ubíqua e pervasiva, gerência de clusters e sistema de telessaúde, redes P2P. Em 2019 passou a ser membro Sênior do IEEE.

Francisco Figueiredo Goytacaz Sant’Anna (D.Sc., 2013, PUC-Rio, Brasil)

Professor adjunto de Ciência da Computação na UERJ. Doutor em Ciência da Computação pela PUC-Rio. Tem interesse em Linguagens de Programação, Modelos de Concorrência, Sistemas Distribuídos, e Sistemas Embarcados. Atualmente, pesquisa e desenvolve a Linguagem de Programação Céu, que explora o modelo de concorrência síncrono e reativo com o foco em sistemas embarcados.

Marcelo Gonçalves Rubinstein (D.Sc., 2001, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é prof. associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, análise de desempenho e redes sem fio.

Sinais e Sistemas de Comunicações


Alexandre de Resende Camara (D.Sc., 2015, PUC-Rio, Brasil)

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) sob orientação do Prof. Dr. Raul José S.C.M. da Fonseca e Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob orientação da Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos Carvalho e co-orientação da Dra. Paula M. P. Gouvêa. Durante o mestrado, fez estágio na University of Victoria, Canadá, sob supervisão do Dr. Alexandre Guimarães Brolo. Fez Doutorado-Sanduíche na ACREO AB, Estocolmo, Suécia sob orientação do Dr. Walter Margulis. Possui experiência em Fabricação de nanopartículas Metálicas, Biossensoriamento, Poling em fibras ópticas, LSPR, investigação de propriedades ópticas em materiais cerâmicos dopados e uso do software COMSOL MUltiphysics para simulações. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Física e Sub-chefe do Departamento de Eletrônica Quântica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Membro Permanente e Representante da Linha de Pesquisa “Sinais e Sistemas de Comunicações” do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica da UERJ.

Lisandro Lovisolo (D.Sc., 2006, COPPE/UFRJ, Brasil)

Lisandro Lovisolo é professor associado ao Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na UERJ desde 2003, leciona na graduação e na pós-graduação e fundou o PROSAICO (Laboratório de PROcessamento de Sinais, Aplicações Inteligentes e COmunicações – www.prosaico.uerj.br) em 2007. Obteve o doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006. Foi agraciado com o Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ entre 2012 e 2014 e entre 2015 e 2017 e é pesquisador do CNPq desde 2015. Foi o Coordenador Geral do SBrT2019 (www.sbrt.org.br/sbrt2019). Já coordenou e participou de projetos de pesquisa financiados por diferentes agências de fomento e empresas. Foi elevado ao grau de Membro Sênior do IEEE em 2018 e Membro Sênior da SBrT em 2017. Ele nasceu em Neuquen, Argentina, em 1974, porém, sente-se brasileiro e natural do Rio de Janeiro. Sua formação é na área de processamento de sinais e seus principais interesses estão na áreas de processamento de sinais, imagens e vídeos, sistemas e redes de comunicações e as tecnologias subjacentes e em computação e suas diversas aplicações. Ele tem pesquisado sobre compressão de sinais, detecção e reconhecimento de fenômenos empregando decomposições adaptativas de sinais e representações esparsas – utilizando representações em bases, expansões em frames e em dicionários, e diferentes modelos (baseados em transformações, algoritmos vorazes e amostragem compressiva) – usando-os em diferentes aplicações desde a modelagem, compressão, separação de fontes e outras tarefas de processamento de sinais. Outra de suas áreas de pesquisa é sobre o posicionamento e localização de dispositivos através de sinais de radiofrequência. Além disso, tem-se dedicado à pesquisa, implantação e desenvolvimento de sistemas de comunicações sem fio usando diferentes tecnologias (redes móveis, celulares, etc) e de sistemas de áudio e vídeo (TV Digital e Streaming).

Michel Pompeu Tcheou (D.Sc., 2011, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 e 2011, respectivamente). Trabalhou como pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras-Cepel) de 2006 a 2011. Atualmente, é Professor do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações (Detel) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, Processamento de Sinais, Compressão de Sinais e Métodos de Otimização Numérica. É membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Controle e Automação

Andrei Giordano Holanda Battistel (D.Sc., 2015, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle e Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle adaptativo, controle adaptativo multivariável, sistemas incertos e sistemas não-lineares.

Téo Cerqueira Revoredo (D.Sc., 2011, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica (ênfase em sistemas eletrônicos) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas de Controle: Contr. de Proc. e Robótica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2007) e Doutorado em Engenharia Mecânica – Acústica, Vibrações e Dinâmica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2011) com período sanduíche de 1 ano no Laboratório de Automação e Pesquisa Operacional (LARA) na ENAC/França. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência acadêmica e de mercado na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas diferencialmente planos, ruído aeronáutico/aeroportuário, dinâmica do vôo, acustica ambiental e procedimentos operacionais.

José Paulo Vilela Soares da Cunha (D.Sc., 2004, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Eletrônicos (1988) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Engenharia Elétrica (1992) e Doutorado em Engenharia Elétrica (2004), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações e bolsista Prociência da UERJ. Tem experiência em sistemas de controle e atua principalmente nos seguintes temas: controle por modo deslizante, estrutura variável, controle de sistemas navais, embarcações superfície e controle de eletrônica de potência. É membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Foi eleito membro da Comissão de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e Artística do DEPESQ/SR-2/UERJ (CPCTA) no biênio 2016-2018. Foi eleito vice-coordenador do Comitê Técnico de Controle da SBA nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

Luís Fernando Corrêa Monteiro (D.Sc., 2008, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica (Sistemas de Potência) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2001, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (Eletrônica de Potência) pela COPPE/UFRJ em 2003 e 2008, respectivamente. No período entre 2006 e 2008 recebeu uma bolsa de estudos do programa Alban para realizar o doutorado sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência para redes elétricas de distribuição em baixa e média tensão, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos de controle em tempo real, condicionadores ativos de energia, interface de conversores eletrônicos com fontes de energias renováveis com a rede elétrica de distribuição e conversores eletrônicos conectados em redes elétricas de média tensão.

Tiago Roux de Oliveira (D.Sc., 2010, COPPE/UFRJ, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2010) e pós-doutorado (2014) pela University of California, San Diego (UCSD). Durante seu doutoramento recebeu a Bolsa Nota 10 da FAPERJ por mérito acadêmico e em 2011 foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese. Recebeu consecutivamente o Prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado nas edições de 2012, 2015 e 2018 concedido pela FAPERJ e também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2013. É professor associado do Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (DETEL) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica (PEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), assim como do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Suas áreas de interesse são: controle não-linear, controle adaptativo, realimentação de saída, controle a estrutura variável, controle por modos deslizantes, controle extremal, sistemas com atraso, controle de PDEs, matemática biológica, fontes de energias renováveis, controle de formação de sistemas multiagentes, nanoposicionamento por atuadores piezoelétricos, controle de robôs e servovisão robótica. É membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), IEEE Control Systems Society (CSS), IEEE Robotics and Automation Society (RAS), IEEE Industrial Electronics Society (IES), International Federation of Automatic Control (IFAC) e American Mathematical Society (AMS). Atualmente é também membro do IFAC Technical Committee – Adaptive and Learning Systems (TC 1.2), Control Design (TC 2.1) e membro correspondente do Non-Linear Control Systems (TC 2.3), membro do IEEE Technical Committee on Variable Structure and Sliding Mode Control (TC-VSSMC), além de ser orientador do Robotics and Automation Society Student Branch Chapter do IEEE na UERJ. Em 2015, foi eleito conselheiro da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa SR-2 da UERJ para o biênio 2015-2017 e posteriormente reeleito para o biênio 2017-2019. Foi coordenador eleito do Comitê Técnico da Área de Controle da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) para o biênio 2017-2018 e posteriormente reeleito para o biênio 2019-2020. Em 2017, foi nomeado Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2017-2021. Em 2018, foi elevado ao grau de Senior Member do IEEE e convidado a coordenador de Área de Engenharias da Diretoria Científica da FAPERJ. Em 2020, foi eleito e nomeado Chair of the Technical Committee 1.2 (Adaptive and Learning Systems) do IFAC para o triênio 2020-2023.

Sistemas Inteligentes

Douglas Mota Dias (D.Sc., 2010, PUC-Rio, Brasil)

Graduado em Engenharia Elétrica (Sistemas e Computação) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2003). É mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Métodos de Apoio à Decisão – Inteligência Computacional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2005 e 2010, respectivamente). Foi pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio (2010 – 2015). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica e computação, atuando principalmente nos seguintes temas: dispositivos e circuitos eletrônicos, sistemas digitais, inteligência computacional e computação de alto desempenho. Atualmente é Professor Adjunto da UERJ, Faculdade de Engenharia / Departamento de Eletrônica e Telecomunicações. É membro de: IEEE Computational Intelligence Society (Rio de Janeiro Section).

Jorge Luís Machado do Amaral (D.Sc., 2006, PUC-Rio, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) até 2019. Atualmente é professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação, Diagnóstico de Falhas e Sistemas Inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquinas, Sistemas Inteligentes aplicados a Instrumentação, Detecção e Diagnóstico de Falhas, Sistemas Imunológicos Artificiais, Otimização Multi-Objetivo e Redes Industriais sem Fio.

José Franco Machado do Amaral (D.Sc., 2003, PUC-Rio, Brasil)

Possui graduação em Engenharia Elétrica (ênfase Eletrônica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desenvolveu junto à iniciativa privada como Engenheiro, Gerente de Engenharia, Consultor e Pesquisador, diversos projetos para Automação Industrial, Comercial e Bancária. Atualmente é pesquisador e Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, Sistemas Inteligentes, Sistemas Adaptativos, Computação Evolucionária, Eletrônica Evolucionária e Circuitos Eletrônicos.

Luiza de Macedo Mourelle (Ph.D., 1998, UMIST, Grã-Bretanha)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Computação pela University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1998). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: hardware, vhdl, fpga, síntese de sistemas digitais, sistemas embutidos, codesign, redes de interconexão, inteligência computacional.

Nadia Nedjah (Ph.D., 1997, UMIST, Grã-Bretanha)

Possui graduação em engenharia de sistemas e computação (ingeniorat en informatique) – Université de Annaba (09/1982 – 08/1987), mestrado em engenharia de sistemas e computação (systèmes informatiques) – Université de Annaba (09/1987 – 08/1990) e doutorado em engenharia de sistemas e computação (computation) – University of Manchester Institute of Science and Technology (04/1994 – 12/1997). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em sistemas de computação, atuando principalmente nos temas relacionados sistemas embutidos, síntese automática de sistemas digitais, arquitetura de FPGAs, arquiteturas paralelas, hardware para criptografia, metodologia de hardware/software co-design, sistemas inteligentes e técnicas de inteligência artificial e algoritmos distribuídos para controle de enxame de robôs.

bonus veren siteler