Disciplinas

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Acadêmico oferecido pelo PEL é composta pelas disciplinas e atividades relacionadas abaixo.

Atividades Obrigatórias

Disciplinas Eletivas da Área de Concentração Redes de Telecomunicações

Disciplinas Eletivas da Área de Concentração Sistemas Inteligentes e Automação

Disciplina Eletiva para Ambas as Áreas de Concentração

Total Mínimo a Cursar

Observações

  1. O Parágrafo 3º do Artigo 33 da Deliberação Nº.049/12 estabelece: “Após completar os 24 (vinte e quatro) créditos, o aluno deve se inscrever na atividade Dissertação de Mestrado em cada período letivo, até a defesa da Dissertação”.
  2. Todos os alunos do Curso de Mestrado do PEL deverão participar da atividade obrigatória Programa de Estágio Docente, em conformidade com a Deliberação Nº.022/2000. A atividade Programa de Estágio Docente, código SR2000073, possui Carga Horária igual a 15 (quinze) horas e confere 0 (zero) créditos.
  3. O Parágrafo único do Artigo 41 da Deliberação Nº.049/12, que rege o Curso de Mestrado Acadêmico do PEL, estabelece: “O tema da Dissertação deverá ser estruturado em uma proposta encaminhada à Coordenação do PEL, com a aprovação do(s) Orientador(es) em um prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de matrícula no Curso de Mestrado. O tema da Dissertação será avaliado pela CPEL.”. Portanto, o aluno deverá se inscrever na atividade obrigatória Projeto de Dissertação no segundo semestre do Curso de Mestrado. A atividade Projeto de Dissertação, código SR2000071, possui Carga Horária igual a 0 (zero) horas e confere 0 (zero) créditos.
  4. Para cursar a disciplina Acionamento de Máquinas Elétricas é recomendável que o aluno já tenha bons conhecimentos sobre os tópicos abordados na disciplina Eletrônica de Potência, embora não haja pré-requisitos formais.
  5. Para cursar a disciplina Controle por Computador é recomendável que o aluno já tenha bons conhecimentos sobre os tópicos abordados na disciplina Sistemas Lineares, embora não haja pré-requisitos formais.
  6. A disciplina Inteligência Computacional I não é pré-requisito da disciplina Inteligência Computacional II. Portanto, podem ser cursadas independentemente e, se for conveniente, simultaneamente.